quarta-feira, setembro 09, 2009

Harmonia (ou post à la Francisco)

Tinha e tenho expectativas acerca do ensino aqui na Suécia - mas vim sem expectativas sobre o conteúdo das cadeiras.

Quando me perguntam regularmente que área da psicologia quero seguir, o que é que quero fazer da vida, etc - e eu tento regularmente responder como se estivesse preocupada com isso - a minha ideia abstracta de coisa que gostava de fazer no futuro mistura psicologia, política e religião e intervir em comunidades. Mas eu achava que eram coisas relativamente incompatíveis e que provavelmente era preciso sair da psicologia e mudar-me para ciência política, por exemplo. É isso que nos fazem crer na universidade.

Agora chego aqui e tenho duas cadeiras. Uma é sobre psicologia da religião, sobre o sentido que as pessoas dão à vida, etc (ainda só tive uma aula, não consigo descrever melhor). A outra sobre saúde pública e políticas estatais para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população. Cadeiras que foram escolhidas quase por exclusão de partes porque não há muita variedade de cadeiras dadas a inglês para a malta das ciências sociais.

Podia acabar com uma frase qualquer profunda mas acho que se percebe a ideia.

4 comentários:

Francisco disse...

Se não acabas com uma frase profunda não é um post à la Francisco. Tenho dito.

Anónimo disse...

percebe, percebe. é um post à la fransara.

Sara disse...

Tens razão, ó Francisco. Mas não podemos ignorar o resto do texto. E olhando para a porção de texto em que a fase profunda devia constar, podemos afirmar que é um post 90% à la Francisco.

Francisco disse...

É um facto. No fim do ano, quando eu atribuir o prémio de post mais à Francisco da blogosfera, este é um sério candidato.