sábado, setembro 12, 2009

A grande final

Foi doloroso. Foi como ver uma pessoa ser espancada, levar murros atrás de murros durante uma hora. Como nos filmes sobre gajos que fazem box: quando vemos o Paul Newman, coitado, todo lixado, por exemplo. Sangue imaginário a jorrar do sobrolho e do nariz da Manuela Ferreira Leite.

Sócrates é o rei dos debates: vem munido com o programa eleitoral do adversário, cenas sublinhadas a marcador amarelo não-fluorescente, aponta contradições, cada coisa que ele diz fica a Manuela Ferreira Leite desarmada e a balbuciar um manancial de palavras que não querem dizer nada em concreto.

Manuela Ferreira Leite fala e Sócrates abana a cabeça em desaprovação, faz um sorriso com metade da boca, põe um ar de estranheza, forma rugas ao pé do olho direito de tanto sorrir com o lado direito da cara, diz "pelamordeDeus", "desculpe?" com o ar de quem está a dizer "epá, só dizes disparates".

Sócrates vem preparado, teve treinos intensivos para isto - dá para ver. Até se mete com citações profundas que diz que estão escritas na entrada da Faculdade de Medicina no Porto. E isto até pode ser uma vantagem para a Manuela Ferreira Leite, para quem vir as coisas de certa forma: Sócrates é excessivamente bom actor, está demasiado bem preparado e isso nota-se demasiado e parece um bocado perverso. A Manuela Ferreira Leite parece mais honesta, como se tivesse acabado de vir de um jantar de família e tivesse brincado com os netos à tarde.

Agora os efeitos disto: será que quem está a pensar votar PSD caga nos debates, vê as coisas como eu disse ali em cima e vota na mesma no PSD? Será que há muitas pessoas que se vão voltar para o CDS-PP?

O que dirão os politólogos? Também gostava de estar Sic Notícias a encher chouriços.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tava a ler esse texto e a pensar que não era nada assim como tu dizias até chegar ao terceiro parágrafo e pensar "ufa, pois, é isso".

Anónimo disse...

Terceiro parágrafo não, quarto.

Anónimo disse...

na sic notícias tá a dar agora o programa do paulo portas, "sou como sou" ou o caraças, e o gajo fez-me lembrar o gajo do "office" americano

Anónimo disse...

afinal não é o programa do paulo portas, é um best of de todos eles.

Francisco disse...

http://www.youtube.com/watch?v=4szhdLZ2low

"Você não fez férias, pá."
"Não fiz férias."
"Mas foi pró Algarve, seu maroto"