segunda-feira, agosto 24, 2009

Olá

Olá.
Estou outra vez no café do outro dia. Hoje bebo uma coisa melhor: um copo grande de chocolate quente com chantili em cima. Já não me enganam com as sofisticações das frutas misturadas com cenas.
Tenho andado muito muito muito a pé. Mesmo muito, mesmo mesmo muito. A minha média de quilómetros por dia, num dia em que ande menos, deve ser uns 10. Isto assim no mínimo. Se for ao hipermercado (o Willy's) que é mais longe ainda ando mais que isto por dia. Bem mais. O dia em que andei mais foi o dia em que decidi ir ao IKEA e à loja das bicicletas a pé: era mesmo muito longe e só se viam fábricas e assim (ainda não tenho bicicleta mas amanhã estudantes vendem-nas usadas numa universidade e eu vou lá tentar comprar uma).
Felizmente tenho os melhores ténis do mundo. Sim, agora posso afiançar que são os melhores ténis do mundo. Grandes ténis, os melhores ténis de todo o sempre. A propósito, se alguém vier visitar-me traga uns ténis mesmo muito confortáveis. Os melhores ténis do mundo, de preferência. De qualquer forma o meu pé esquerdo está esquisito e não consigo dobrá-lo de uma determinada forma. Mas eu resisto.
Fotografias, para provar que estou mesmo em Uppsala:

Como podem ver, tenho uma porta lá para fora, uma espécie de varanda mas que não é uma varanda porque não tem limites de espaço. Não me arrisco a abrir a porta nem a janela muitas vezes porque das vezes em que abri a janela uma aranha entrava lá para dentro, sendo que a aranha do dia seguinte era sempre maior que a do dia anterior. Entretanto já lavei o parapeito.
Só vejo relva e árvores e o sol a bater na relva e nas árvores. É muito, hum, tranquilizante. A cena fiche nesta cidade é que a maioria das casas está em espaços verdes e as pessoas ficam, hum, tranquilas. As pessoas aqui gostam muito de se mexer e no parque há sempre pessoas a correr, a andar, a andar de bicicleta, a passear os cães e a fazer piqueniques. Disseram-me que como o Verão dos gajos é instável e curto, que eles gostam de aproveitar os dias bonitos.

Em frente à janela fica isto. Isto é a minha cama (lá em cima) e cá em baixo está uma secretária e uma cómoda, no caso de terem dificuldades em interpretar a figura.
E isto é a parte da cozinha, pois é. Como podem observar na figura 3, já comprei detergentes sendo que um é igual ao CIF mas chama-se JIF. Tenho ali frutinha também. Muito interessante.
Pronto. Agora o caminho do centro da cidade para o sítio onde eu moro, com o rio do lado esquerdo:


Há muitos barcos aqui. Disseram-me que este rio vai dar a Estocolmo.

Hoje começou a semana de orientação para os estudantes estrangeiros que chegam agora. Até pensei em ir. Não pensei só, até fui mesmo lá determinada a inscrever-me na Uppsala guided tour que começava às 11h. Mas cheguei ao sítio das inscrições e vi uma fila muito grande com jovens a falarem e tal, pensei que aquilo não era a minha cena e voltei para trás. Faço uma tour por Uppsala sem ser guided e prefiro assim. Sou um ser solitário e todos os esforços de excessiva socialização nunca me agradam muito depois de ter feito o esforço.
Fui à Igreja depois disso (sim, aqui são protestantes: igreja luterana):
Tenho mais imagens mas é uma seca passá-las para aqui. Quando tiver internet faço isso. Ao pé desta igreja há um cemitério muito grande. Nada de muros altos como em Lisboa. As pessoas até fazem jogging no cemitério e passeiam os cães. As lápides são cinzentas escuras e muito simples. Vi uma lebre no cemitério ontem.

4 comentários:

Anónimo disse...

o jif deve ser porque eles não lêem os c's, tal como nós não lemos os j's.

o espaçozinho compactozinho bem aproveitado do quarto. parece um lego para construir. dormir em cima será bom? eu dormia na secretária

é tudo muito claro aí, móveis, paredes, peles, verdes, é a terra da luz que até nos leitos das trevas da morte dança-se e correm.

finalmente, come a fruta toda e não esqueças as proteínas, sem as quais não te energizas para os kilómetros seguintes.

finalmente, cuidado com o pé que deve ser de andar muito.

finalmente, tem de dizer-se, a não ser que não se queira a saúde pedonal de alguém, que a marca dos ténis é asics.

primes disse...

então e transportes públicos? não os há?
essas pernas e pés já merecem um descanso, concerteza! que isso depender só da bina é mau.

olha, muita tranquilidade*

Francisco disse...

Uau, é tudo muita giro. Só falta começares a percorrer os caminhos de bicicleta.

Há mais estudantes na tua zona?

Sara disse...

Há autocarros, sim, mas é 3 euros uma viagem e é mais giro andar a pé ou de bicla.

Sim, mais estudantes aqui onde vivo. Já conheci três vizinhos, todos fiches.